O Inbound Marketing é uma ferramenta de comunicação que permite às empresas se dirigirem a seus públicos por meio de conteúdos relevantes e educativos, alinhados aos interesses de cada leitor. Além disso, o Inbound Marketing disponibiliza recursos para que os investimentos em comunicação e marketing possam ser mensuráveis. Ou seja, você pode medir o seu ROI!
Para a divulgação dos conteúdos, a Safira Comunicação é parceira do RD Station, plataforma que oferece recursos de monitoramento e análises de resultados sobre cada ação. A ferramenta também permite que haja integração entre os departamentos de Marketing e Vendas, com o objetivo de alinhar a maturidade dos leads, reduzir o tempo da jornada de compra dos clientes e consequentemente o tempo de vendas da área comercial.
O Inbound Marketing atua para atrair os consumidores, convertê-los em leads, gerar o relacionamento e analisar o momento ideal para a oferta dos produtos e serviços. O processo se dá por meio das etapas: Aprendizado e Descoberta; Reconhecimento do Problema; Consideração da Solução, Avaliação e Compra.
Ferramentas para ações de Inbound Marketing
Blog – Conteúdo ideal para levar informação para seus leitores. Permite atrair novos seguidores e se relacionar com eles, gerando também mais fluxo para o site da sua empresa.
Entre os benefícios de alimentar um blog estão:
- Aquisição de tráfego do site a custos competitivos;
- Destaque nos rankings orgânicos;
- Canal de relacionamento com leads e clientes;
- Aumento de eficiência de vendas.
E-mail Marketing – Ferramenta para atrair clientes e nutrir um relacionamento até transformá-los em lead.
Landing Page – A atração é feita pela interação que um leitor faz pela Landing Page ao trocar dados por algum conteúdo rico, como um e-Book, por exemplo. Em uma Landing Page é possível inserir formulários personalizados para captar dados que serão utilizados nas estratégias de segmentação de leads e vendas.
Campanhas de e-mail marketing – Além de entregar conhecimento ao lead em relação aos serviços e produtos oferecidos pela empresa, nutre o relacionamento com a marca e gera novas oportunidades de negócios.
Fluxos Automatizados – campanhas de e-mail marketing podem permanecer ativas por tempo indeterminado, oferece Lead Scoring, como mecanismo de pontuação referente a interação dos leads durante a campanha.
Newsletters – informativos periódicos, utilizados para manter o relacionamento e levar informação relevante para os clientes.
Redes Sociais – As redes sociais são canais propícios para gerar demanda ao cliente. Por isso, todos os textos de blog são otimizados pelas redes sociais.