O mundo do marketing digital é vasto, existem diversas estratégias que surtem resultado eficiente, mas há algo que você precisa saber antes de eleger um método para a sua empresa.

Não há uma abordagem única que pode ser replicada para qualquer empresa.

Antes de fazer um plano de comunicação é preciso avaliar o negócio de forma individualizada, seus produtos e serviços, os objetivos específicos e o público de interesse.  É preciso analisar todos esses pontos para criar uma estratégia de sucesso.

Então, como saber qual metodologia adotar?

Continue lendo para descobrir como você pode utilizar o marketing digital de modo eficiente para trazer crescimento para sua empresa.

Como atuar com o marketing digital?

O conceito de marketing digital vem do próprio marketing tradicional, que consiste em promover produtos, marcas e serviços com a intenção de venda, mas em ambiente on-line.

Por meio dos canais digitais, como blogs, sites, e-mail e mídias sociais, as empresas conseguem se comunicar, resolver as dores, atender desejos e estreitar seu relacionamento com o público de maneira eficiente e com melhor custo-benefício.

Antes de pensar na estratégia é preciso definir a persona

Independente da estratégia escolhida, o principal passo, e um dos mais importantes, é a definição da persona – um perfil semifictício baseado em seus consumidores reais para representar o seu cliente ideal.

Esse passo é essencial para ações mais assertivas, pois a segmentação e direcionamento de ações ao público de interesse evita a perda de tempo e de recursos.

Vale lembrar que persona tem características específicas enquanto público-alvo é mais abrangente.

Diferentes estratégias no marketing digital

Site e blog

Uma empresa precisa de um site, é sua sede no mundo digital. Ninguém confia em uma empresa que não tem endereço.

Mas é importante dizer que só isso não basta. Mesmo que a empresa tenha toda sua identidade visual alinhada e informações adequadas ao negócio, produzidas e publicadas no site e ou/blog, ainda assim pode não atingir seu público como o esperado.

Para resolver esse problema precisamos de outras estratégias: Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e SEO.

Marketing de Conteúdo

É o conteúdo que educa a audiência sobre a necessidade que ele tem daquele produto ou serviço. Muitas vezes o seu cliente não tem consciência do problema ou dor, mas lendo sobre o assunto ele desperta e considera a aquisição.

Inbound Marketing

Nessa diretriz, o trabalho consiste na criação de conteúdo específico com ações de atração, quando você entrega gratuitamente uma informação relevante ao público-alvo para que, como um potencial cliente, ele procure a empresa e adquira seus produtos ou serviços.

A informação relevante pode estar em um e-book, e-mail marketing, newsletter etc. Esses são conteúdos ricos que podem ser acessados por meio de landing pages, que aliás é uma peça perfeita no marketing digital para sua empresa atrair leads para sua base.

SEO

Com o Search Engine Optimization (SEO) o seu site e/ou blog fica otimizado para os mecanismos de busca, como o Google.

Essa estratégia, alinhada com a inserção das palavras-chaves mais buscadas pelo seu potencial cliente, faz com que o seu produto ou serviço seja encontrado.

É relevante para o público que já tem consciência e que vai para o seu site pesquisar e tirar dúvidas sobre os produtos que ele quer adquirir. Essa é a vantagem de ter conteúdo otimizado com o SEO em relação aos seus concorrentes.

Mídias Sociais

Muitas empresas observaram nas mídias sociais uma excelente maneira de divulgar produtos e serviços. É uma forma eficaz de buscar posicionamento digital e criar uma marca forte na mente do consumidor.

No entanto, é preciso ter muita atenção na abordagem, já que o objetivo principal deve ser o relacionamento e a conexão com o público, transmitindo confiabilidade e depois a oferta dos produtos e serviços.

Quais estratégias adotar?

Dentre as opções disponíveis, a empresa deve analisar as mais aderentes ao seu público e traçar um plano de ação.

É importante esclarecer que a comunicação de uma companhia não deve ser replicada para outra, pois existem questões institucionais e mercadológicas a serem avaliadas.

É preciso definir quais produtos e serviços serão comunicados, os objetivos a serem alcançados e considerar sua presença na mídia digital e tradicional.

Uma empresa que ainda não tem sua marca consolidada no subconsciente do cliente precisa de uma abordagem diferente daquela que já é referência.

Para atingir o público de maneira assertiva é preciso, inclusive, considerar o tom de voz para a comunicação, bem como eleger porta-vozes especializados na área em que atuam para dar credibilidade ao conteúdo e à atuação da empresa.

Uma comunicação clara e bem dirigida atinge o público correto e informa de modo eficaz como seus produtos ou serviços vão atender às necessidades de seus leitores.

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