O futuro da criação de textos anda ao lado da Inteligência Artificial, porém, para resultados impactantes, ainda é essencial a colaboração humana

O uso da inteligência artificial (IA) tem revolucionado diversos setores, e na área de produção de conteúdo e marketing digital não é diferente. As ferramentas de IA são capazes de gerar textos com agilidade e exatidão. Contudo, será que elas estão preparadas para tarefas que exigem mais complexidade?

Neste artigo, exploraremos tanto os benefícios quanto às limitações das ferramentas de copywriting baseadas em IA, oferecendo insights para avaliar se esta é uma opção viável para as necessidades dos negócios. 

O uso da Inteligência Artificial na produção de conteúdo

A rotina de trabalho de uma agência de marketing digital e de produção de conteúdo envolve atividades essenciais como:

– a estratégia e planejamento de conteúdo para os meios de comunicação dos clientes, com a elaboração de pautas, pesquisa de mercado e alinhamento dos objetivos dos clientes com as ações de marketing. 

– a própria criação de conteúdo, que envolve a escrita de artigos, posts para redes sociais, e-mails, vídeos, infográficos e outros formatos. Esta tarefa inclui pesquisa, redação, edição, além da colaboração de designers, videomakers e outros profissionais criativos.

envio de email marketing e newsletters, com a criação de campanhas de email, que envolve a segmentação de listas de contatos e análise de taxas de abertura e de cliques.

Dentro deste universo, ainda estão as estratégias de marketing digital como Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) e a gestão de redes sociais, mantendo-as atualizadas com conteúdo relevante e envolvente, incluindo desde a redação de posts, agendamento, interação com seguidores até a análise de métricas. 

Além disso, uma agência precisa manter contato constante com seus clientes, por meio de reuniões de alinhamento e atualização dos projetos.

Então, a IA consegue cobrir todas estas tarefas?

A resposta claramente é não. Porém, há ressalvas. No processo de criação de conteúdo, podemos combinar IA e experiência humana.

Para isso, o tema deve ser mais ¨genérico¨, já que a IA carece de conhecimentos profundos e específicos, especialmente sobre a realidade e os desafios das empresas clientes. Além disso, ela ainda não parece capacitada a responder a questões complexas, especialmente quando é necessário o julgamento humano.

Se a Inteligência Artificial pode ajudar especialmente na criação de conteúdo, como isso funciona?

As ferramentas de IA não substituem os esforços do talento humano em aspectos específicos da criação de conteúdo, especialmente quando a criatividade e o alinhamento da marca são essenciais.

No processo de elaboração de pautas e textos, podemos utilizar a IA para a pesquisa e esboço; criação de títulos; rascunhos de conteúdos mais densos e longos com a estrutura e lógica das ideias.

Contudo, ao esboçar um texto com a ajuda da IA, ainda é extremamente essencial a intervenção humana com a edição de conteúdo, principalmente para o complemento e organização das informações, além do aprimoramento da linguagem e estilo.

De acordo com nossa experiência com as IAs, as ferramentas são enfraquecidas pelo vocabulário limitado, fraca qualidade de texto e, principalmente no alinhamento e tonalidade da marca. Ao final, há resultados que são decorrentes de tempo e experiência e não podem ser estruturados em alguns segundos.

Conclusões

A integração da IA nas rotinas de uma agência pode agilizar algumas partes do processo de criação de conteúdo, com a economia de tempo. No entanto, a experiência adquirida com anos de escrita e conhecimento em elaboração de linguagem, são habilidades que ainda estão sendo transferidas para as ferramentas.

A adaptação ao cenário em evolução é vital e os profissionais e as agências de marketing devem explorar como a Inteligência Artificial pode capacitar a criação de conteúdo, porém, ao mesmo tempo é preciso reconhecer suas limitações, principalmente pela falta de criatividade e qualidade da escrita.

Para saber mais sobre marketing de conteúdo e as técnicas usadas para atrair mais leads a partir de conteúdo desenvolvido para diferentes canais, continue lendo o blog da safira_ Comunicação.

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