O marketing digital é hoje uma das mais importantes estratégias de comunicação para as empresas que buscam ampliar suas oportunidades de negócios. Isso porque ele oferece benefícios como mensuração, acessibilidade, velocidade e engajamento, características que permitem às empresas a otimização de seus investimentos.
Nesse cenário, podemos destacar o conteúdo como ferramenta primordial para fortalecer a presença digital das empresas.
Segundo a consultoria DemandMetric, o marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera em torno de três vezes mais leads.
Por meio do marketing de conteúdo, sua empresa pode levar informação até o seu público em diferentes formatos, como e-mail marketing, vídeos, posts, e-books, cases, entre outros.
Já que existe diversas possibilidades para que um conteúdo seja visto, vale uma análise sobre qual formato é o ideal para sua empresa atingir seu público.
Mas, você sabe por meio de quais formatos o conteúdo pode melhorar a presença digital da sua empresa?
O que é Marketing de Conteúdo?
O marketing de conteúdo é focado no cliente, responde a perguntas para atender suas necessidades. O objetivo é alcançar os leitores com informações relevantes, envolvê-los e convertê-los como leads e assim estreitar relacionamento, até que se tornem clientes.
O método está em utilizar as mesmas palavras-chave que os leitores usam quando buscam por uma solução (produto ou serviço) para seus problemas. O marketing de conteúdo fecha essa lacuna que existe entre o que sua empresa produz e o que o público procura.
É por isso que, quando uma empresa começa a empregar o marketing de conteúdo, ela conta com a eficiência da busca orgânica e do direcionamento do tráfego para seu site, ampliando o volume de visitas e as oportunidades de novos negócios.
Além disso, essas ações permitem que as empresas mensurem resultados e saibam qual é o retorno sobre seus investimentos (ROI).
Checklist para começar no Marketing de Conteúdo
Conheça quatro etapas para iniciar suas ações de forma clara e bem definida:
1 — Conhecer o público
O primeiro passo para criar uma campanha de conteúdo é conhecer a dor da persona (personagem semifictício que representa seu cliente ideal).
Ter noção dos problemas e desejos do leitor, além de definir a linguagem certa para falar com ele fará toda a diferença nos seus resultados.
Portanto, a primeira missão é ter um público-alvo definido para que o conteúdo seja relevante e gere engajamento e conversão.
2 — Planejamento e linha editorial
Outro ponto importante é definir a linha editorial, identificando os assuntos relacionados ao seu negócio e que vai enriquecer o conhecimento do seu público sobre produtos e serviços.
Depois disso, é hora de planejar o que vale a pena converter em conteúdo. E por fim, crie um cronograma para organizar a postagem de cada conteúdo. Lembre-se de publicar em diferentes plataformas.
3 — Frequência e variedade
Criar conteúdo ocasionalmente não é uma estratégia! Para ter sucesso no marketing de conteúdo você precisa de relevância e frequência. Para tanto, defina o número de postagens e sua periodicidade.
Além de conteúdo relevante, você deve tirar proveito da variedade de formatos disponíveis, incluindo links que possam levar o leitor para o seu site, gerando assim mais tráfego e oportunidades de conversão.
4 — Chamada para ação (CTA)
Após o leitor consumir o conteúdo, utilize uma Call to Action (CTA ou chamada para ação) para direcioná-lo à uma peça de conversão.
A CTA é um comando para seu leitor com objetivo de engajá-lo em suas ações de comunicação e marketing, seja ela para inserção em uma base de leads para estreitar relacionamento, seja para convidá-lo para um evento ou curso, seja para vendas.
Marketing de Conteúdo: dicas para uma comunicação mais eficiente
Já que o conteúdo é essencial nas campanhas de marketing digital, uma vez que gera leads e até mesmo converte em vendas, seu desenvolvimento e divulgação precisam estar alinhados aos objetivos de comunicação de sua empresa.
Que tal incluir essas dicas em sua estratégia?
1 — Conteúdo personalizado
Para se comunicar com um cliente mais experiente, seja assertivo – trate-o individualmente. Na comunicação personalizada você vai trabalhar dados reais dos seus clientes e criar campanhas que ofereçam conteúdo relevante.
Você poderá acompanhar se eles abrem um e-mail marketing e em quais links eles clicam. Quanto mais eles interagem com sua marca, mais personalização você oferecerá. Essa é uma vantagem em relação a sua concorrência.
2 — A pesquisa por voz evoluirá o Marketing Digital
A pesquisa por voz representa pelo menos 20% de todas as pesquisas e está crescendo. Isso causará uma mudança no conteúdo, já que a fala nem sempre está alinhada com a escrita.
Você precisará de tempo para adaptar o conteúdo à pesquisa em linguagem natural, o que significa incluir perguntas e respostas. Para escrever neste estilo, inclua perguntas com frases completas e o uso de palavras-chave de cauda longa em títulos e cabeçalhos.
3 — Divulgação em diferentes plataformas traz novos públicos
Você pode diversificar a forma como apresenta seu conteúdo. O mesmo tema pode ser adaptado e divulgado em diferentes plataformas. Essa tática é muito estratégica visto que cada pessoa tem uma maneira preferida de consumir mídia.
Ao criar versões diferentes de um mesmo assunto, seja um blog, um artigo, vídeo ou podcast, você amplia suas possibilidades de atingir o público que deseja.
Portanto, sua estratégia de marketing digital e especificamente a qualidade do seu conteúdo, atrairá e converterá novos clientes para o seu negócio.
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