A atuação multicanal permite que as empresas alcancem seus públicos com uma comunicação unificada. Isso cria uma experiência integrada e personalizada, aumentando o engajamento e a relevância da marca em cada ponto de contato

Nos últimos anos, comunicação e marketing deram um salto enorme em termos de geração de novos canais de divulgação e de novas estratégias.

Isso se deve ao uso massivo da internet, que abriu um leque de oportunidades para as empresas se comunicarem mais e melhor com seus clientes, por meio de canais específicos para informar e entreter todos os perfis de consumidores.

Segundo dados do estudo “Digital 2024: Brazil”, da Datareportal, 188,1 milhões de pessoas estavam utilizando a internet no início de 2024 – representando 87% da população brasileira.

Esse número de usuários é motivador, principalmente para as empresas que investem em diversas formas de se comunicar com seus clientes, inclusive por meio de canais próprios.

É nesse contexto que a comunicação integrada se torna fundamental para alinhar as estratégias de comunicação e marketing.

Planejamento para Comunicação Integrada

A Comunicação Integrada permite que as empresas alcancem seus diversos públicos, entregando uma mensagem unificada diretamente nos canais que eles mais consumem ao longo de sua jornada – seja no digital ou nos meios tradicionais.

Estratégias digitais como marketing de conteúdo, SEO, e-mail marketing e inbound marketing, entre outros, desempenham um papel fundamental na comunicação integrada, porque alcançam públicos segmentados e interagem de maneira eficiente com os meios tradicionais, como TV e rádio – ideais para consolidação da marca.

Alinhar os propósitos de negócio da empresa e identificar o público-alvo de cada produto ou serviço é essencial para o planejamento da comunicação integrada, assim como conhecer o público-alvo, os concorrentes e o mercado, para que as ações sejam direcionadas.

A mensagem unificada serve de base para todas as comunicações e deve ser adaptada para cada canal, sem perder sua essência. Essa mensagem deve traduzir a identidade da marca, fortalecendo sua presença e percepção no mercado, ainda com foco em fidelizar clientes.

A capacidade de alcançar e impactar diferentes públicos aumenta o impacto das campanhas, e quando feito de forma integrada gera maior retorno sobre investimento.

O ROI pode ser medido de forma contínua, garantindo o sucesso da comunicação integrada.

Isso é possível por meio de ferramentas como Google Analytics, que monitoram o comportamento online, relatórios de ROI em campanhas de mídia paga, e KPIs específicos, entre outras formas de medir engajamento. Essas métricas fornecem insights detalhados que permitem ajustar as estratégias em tempo real.

Muitas empresas enfrentam desafios ao implementar comunicação integrada, porque ela exige diversas competências.

Desafios da Comunicação Integrada

Esse cenário torna estratégica a terceirização da comunicação para agências especializadas, uma vez que oferecem as competências para uma visão 360º sobre as necessidades do cliente e para criar um planejamento que contemple todos os aspectos para uma comunicação efetiva.

Assim como toda a comunicação, as campanhas integradas ajudam a construir uma reputação sólida da empresa no mercado.

Porém, em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, a comunicação integrada representa uma necessidade para as empresas que desejam construir sua narrativa, conectando todos os pontos de contato com o cliente de maneira estratégica e eficaz.

Quer saber mais sobre ferramentas para uma comunicação efetiva com seus públicos? Fique de olho no blog da safira_ comunicação.