O canal de comunicação ideal para atrair clientes e estimular vendas.

Atualmente, uma das grandes oportunidades que as mídias digitais oferecem às empresas é a possibilidade de criar estratégias que atendam a seus objetivos de relacionamento com clientes e vendas. E isso tudo com valores de investimento muito mais acessíveis.

Entre alguns canais digitais, o Inbound Marketing ou Marketing de Atração merece um destaque, não só por sua eficiência, mas também por ser um agregador de outros canais, permitindo uma comunicação digital integrada.

 

O que é o Inbound Marketing

O Inbound Marketing é a plataforma ideal para criar estratégias de comunicação totalmente digitais para atrair, converter e se relacionar com clientes. Primeiramente, ele permite que as empresas conversem diretamente com seu público-alvo, utilizando recursos como o marketing de conteúdo; as regras de SEO, para a otimização da busca orgânica; e a divulgação por meio das redes sociais.

 

Eficiência do Inbound Marketing

Desde a popularização da Internet, o comportamento do consumidor tem mudado muito em relação as suas decisões de compra. Afinal, hoje, é inevitável o consumidor realizar uma pesquisa minuciosa sobre o produto ou serviço a ser adquirido, antes de efetuar uma compra.

Chamamos esse processo de jornada de compra, pela qual o usuário inicia navegando pela internet, pesquisando! É por isso que sua empresa precisa ter presença digital forte, para que seja encontrada em um universo de ofertas. Ou seja, sua empresa deve disponibilizar informações relevantes a seus possíveis clientes, para que possam tirar dúvidas e ampliar o interesse por seus produtos e serviços.

 

O passo a passo para o Inbound Marketing

Ao criar ações baseadas no Inbound Marketing você pode pensar em alguns canais de comunicação. Por exemplo, você pode pensar em um blog, no qual irá inserir conteúdo sobre sua empresa e seu mercado; nas redes sociais; assim como uma plataforma inteligente para divulgação de conteúdo via e-mail marketing.

 

Como atuar por esses canais de comunicação

Blog – Esse canal é essencial no Inbound Marketing porque o conteúdo oferecido por ele vai trazer todas as informações que seu leitor precisa. Além disso, ele também deve ser desenvolvido dentro das regras de SEO, na qual traz as palavras-chave do seu negócio, fazendo com que sua empresa seja encontrada pelos sistemas de busca online.

Redes sociais – Para otimizar a leitura dos textos no blog, é importante a divulgação pelas redes sociais, que pode ser feita de forma orgânica ou por meio de investimento em mídias pagas. O resultado dessas ações é o aumento do tráfego de usuários para o seu site.

Conteúdo – Para o desenvolvimento de conteúdo sua empresa deve atender aos critérios do perfil do seu cliente. Caso não tenha esse perfil traçado, será imprescindível fazer um estudo e identificar a ‘persona’, porque é para ela que seu conteúdo será dirigido.

 

Funil de Vendas do Inbound Marketing

De acordo com dados recentes sobre o comportamento do consumidor, apenas 3% das pessoas que fazem busca pela internet estão prontas para a compra. Dessa forma, a outra parcela precisa ser nutridas com informações até chegarem à decisão de compra. O Inbound Marketing auxilia nesse relacionamento com essas pessoas por meio de uma metodologia que vamos chamar de funil de vendas.

Por meio desse funil de vendas, você inicia um relacionamento pelo envio de textos para um universo de leitores que, de forma geral, não está tão familiarizado com as suas ofertas. No entanto, os mais interessados – ou aqueles que se descobriram interessados -, vão caindo nesse funil, vão se tornando qualificados até se tornarem seus clientes.

Entenda o funil de vendas

Para atuar dentro do Funil de Vendas vamos desenvolver conteúdo voltado para três perfis de leitores:

Para aqueles leitores que estão no TOPO DE FUNIL, o conteúdo é mais abrangente. Ele deve apresentar ou despertar uma necessidade no leitor, já que essa é a fase da descoberta da dor ou do problema que o consumidor quer sanar.

Já os leitores do MEIO DE FUNIL são aqueles que já reconheceram seu problema; neste estágio, o texto já apresenta definições sobre a solução.

Os leitores que chegam ao FUNDO DE FUNIL vão acessar conteúdos com questões mais aprofundadas sobre a solução do problema, que remetem ao seu produto ou serviço, apoiando o leitor sobre a decisão de compra.
Melhorando a base de clientes

Atuando com esses três níveis de informações, pouco a pouco você terá uma base de clientes, que estão percorrendo a jornada de compra. Afinal, eles entram para sua base como visitantes, e a medida em que são educados e nutridos com informações sobre o seu mercado, tornam-se leads e depois clientes.

Portanto, o que vai aquecer e manter esse relacionamento são os conteúdos cada vez mais relevantes, desenvolvidos para atender a um problema de seu cliente.

 

Plataforma para Inbound Marketing

Para atuar com o Funil de Vendas é preciso o apoio de uma solução para divulgar, monitorar e analisar todo o processo de relacionamento com o lead. A análise é feita desde o momento em que o lead se converte na sua base até ele se tornar cliente ou mesmo até quando abandonar sua base por achar que seus serviços não são mais relevantes para ele.

A plataforma vai oferecer recursos integrados de análise de seu esforço de marketing. Afinal, e por meio das análises que você vai perceber se suas campanhas de Inbound Marketing estão na rota correta ou se precisam passar por alinhamentos.

Um diferencial para as empresas mais maduras para atuar com o Inbound Marketing é utilizar recursos de ‘Automação’ do fluxo de e-mails. Por meio dela, sua campanha pode ficar ativa por muito tempo, pode ser atualizada, pausada…. Enfim, está pronta para atender suas estratégias da forma que você definir, otimizando ainda mais os investimentos feitos na produção de conteúdo e desenvolvimento da campanha.

 

Estratégias bem definidas

Por fim, esses elementos, somados a uma estratégia de atuação focada no objetivo da sua empresa visa trazer leads mais maduros para sua equipe comercial, inclusive diminuindo o tempo da jornada de compra. É por estas razões dizemos que as ações de marketing digital são ótimos investimentos em comunicação corporativa. Ou seja, elas oferecem custos competitivos e uma gama de ferramentas para traçar estratégias e corrigir o que não estiver funcionando.

Quer saber mais sobre Inbound Marketing! Peça uma ligação e tire suas dúvidas!