O Inbound Marketing é um modelo de comunicação que visa a atração do público para convertê-lo em cliente. Apesar de ser uma técnica muito eficiente, que consiste na metodologia de fazer com que o cliente chegue até sua empresa, muitas companhias ainda desconhecem a sua importância.
Pense na seguinte questão: “quantas vezes você utilizou a internet para buscar uma informação relevante, inclusive sobre algum produto ou serviço?”
Essa ação é cada vez mais comum, por isso as empresas passaram a enxergar uma oportunidade na divulgação de conteúdo aos usuários de internet. Assim, de forma natural conseguem afirmar sua capacidade de resolver problemas, realizar desejos e gerar visibilidade e autoridade no segmento em que atuam.
Então, vamos ver qual é a eficiência do Inbound Marketing nesse contexto e como você pode utilizá-lo para alcançar melhores patamares para o seu negócio.
O que é Inbound Marketing?
Também chamado Marketing de Atração, o Inbound Marketing tem o objetivo de atrair o seu público de interesse, por meio de conteúdos em sites e blogs, que gerem relacionamento, confiança, resolva dores e problemas.
Sua principal característica é uma comunicação direcionada a quem quer recebê-la. Esses informativos têm a finalidade de educar a audiência e potenciais clientes para a geração de negócios.
Como utilizá-lo?
Informações atualizadas no site e no blog
Dificilmente uma empresa não tem site, já que é a sua sede no mundo virtual, masa grande maioria não possui blog e acreditam não precisar de um.
Os blogs, que no passado eram apenas páginas pessoais e funcionavam como um diário, se transformaram numa forma de comunicação importantíssima para a interação com o público e para se diferenciar da concorrência.
É um canal aberto para que a companhia seja uma fonte de informação para clientes, prospects e parceiros comerciais.
Configuração de plataforma para Inbound Marketing
No marketing digital chamamos lead alguém que demonstrou interesse em nosso segmento, uma pessoa que está disposta a saber mais sobre o assunto que informamos e que num futuro próximo pode consumir produtos ou serviços que ofertamos em nossa empresa.
Existem plataformas que auxiliam na organização dessa base de dados para o envio de newsletter, e-mail marketing, landing pages e divulgação de campanhas automatizadas.
É um modo de otimizar o envio de informações relevantes, de acordo com o nível de consciência de cada lead, pois existem os que já estão qualificados, ou seja, prontos para receber uma oferta e outros ainda em fase de reconhecimento.
Diagnóstico e planejamento
Para uma estratégia ter sucesso é preciso estudar as necessidades da empresa. É importante identificar os seus objetivos, avaliar produtos e serviços que oferecem e o comportamento do público de interesse.
Com o diagnóstico feito, é realizado o planejamento das ações aderentes ao negócio.
A concorrência acirrada e a corrida em busca de destaque, muitas vezes, fazem com que uma companhia pule essa etapa e use estratégias praticadas por outras empresas, mas é evidente que cada negócio precisa de algo individualizado para ter resultados.
Definição de personas e palavras-chave para SEO
Quem fala com todo mundo não fala com ninguém. Esse é um ponto de atenção ao criar uma comunicação para uma empresa.
É preciso direcionar a comunicação às pessoas certas, já que é impossível engajar um público se não há interesse real pelo que estamos dizendo. Imagine vender um livro de receitas veganas para um apaixonado por carne? Ou ensinar fazer brigadeiro a quem está de dieta? Não faz o menor sentido, não é mesmo?
Para isso existe o estudo de persona, que é um personagem semifictício de seu cliente ideal, baseado em dados e comportamentos reais.
Quem são? Onde vivem? O que gostam de consumir? Quais são suas necessidades?
Definida a persona já sabemos com quem falar!
Para que essa informação chegue até ela é preciso definir as palavras-chaves contidas na pesquisa que essa persona faz ao buscar maneiras de resolver seus problemas.
Além disso, utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e palavras-chave nos conteúdos ajuda seus produtos e serviços a aparecerem no topo dos buscadores, como o Google, para quem os necessita.
Definição de pauta de conteúdo atreladas ao funil de vendas
O funil de vendas é dividido em 3 etapas: topo, meio e fundo. Esses termos são a representação do caminho que um cliente percorre desde o primeiro contato com a empresa até efetuar a compra de fato.
A produção de conteúdo precisa ser pensada para cada uma dessas fases, pois o cliente precisa de estímulos e possui diferentes níveis de consciência à medida que vai deslizando pelo funil.
Como falamos anteriormente em cada etapa é necessário um tipo de conteúdo para educar e conduzir o lead pelo funil.
Topo de funil – Atração
Conteúdo para blog, com regras de SEO, divulgação de assuntos de interesse em redes sociais e newsletter. Neste momento é feita a qualificação do visitante/lead, o alinhamento entre o marketing e as vendas e integração com CRM.
Meio de funil – Conversão
Produção de material de valor em blog, criação de landing pages e thanks page, uso de Call to Action convidando o lead para uma ação, para se tornar um cliente. Após a conversão é preciso reter o cliente, continuar oferecendo informações em blog e redes sociais.
Fundo de funil – Relacionamento
A última etapa do funil é quando o cliente fecha uma compra. Depois disso é necessário alimentar o relacionamento no pós-venda com envio de e-mail marketing, automação de marketing. É elaborado também um relatório com os resultados do funil de vendas.
Se a sua empresa precisa de uma agência para implementar um projeto de comunicação voltado ao Inbound Marketing entre em contato com a Safira!