Entre as vantagens de se realizar comunicação e marketing digital está a possibilidade de um investimento mais enxuto em relação às mídias tradicionais e a disponibilidade de diversos canais na abordagem do público-alvo. Isso significa que sua empresa pode distribuir verbas em diferentes meios para ter uma exposição mais abrangente.

 

Disponibilidade de canais

Estão inseridos nas mídias digitais o site da sua empresa, as redes sociais, o conteúdo para blog, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization / otimização para mecanismos de busca), mídias pagas e o Inbound Marketing.

Ações distribuídas por esses canais resultam em uma comunicação mais eficiente, já que no mercado digital a grande maioria das estratégias podem ser segmentadas, levando a mensagem de forma mais assertiva para os usuários que estão no ‘fit’ da sua empresa.

A eficiência dos canais digitais fica cada vez mais comprovada pela audiência crescente que eles têm conquistado. Uma pesquisa realizada pela TIC Domicílios (divulgada em agosto de 2019) apontou que 126,9 milhões de pessoas usaram a internet regularmente em 2018. Incluindo as classes D e E que já representam 48% das pessoas conectadas.

Em relação aos serviços online, o estudo apontou que os pedidos de táxi ou de carros por aplicativo, de comida e o streaming de filmes lideram a pesquisa (62%). Somados a isso estão 43,7% milhões de pessoas que compraram pela internet. Por isso os dados dão um cenário promissor para as ações de marketing online.

 

A melhor escolha dos canais digitais

Para chegar ao melhor planejamento das suas ações de marketing digital, antes de mais nada, sua empresa precisa traçar seu objetivo. De forma bem simplista, você pode pensar em duas vertentes: ampliar sua presença digital – criando relevância para sua marca -, e/ou atuar para gerar novos negócios.

Esses pontos são relevantes para seu pontapé inicial no digital. Mas, dependendo do tamanho da sua verba, também é possível ir acrescentando pouco a pouco os diferentes canais em suas estratégias.

Por exemplo, se sua empresa tem um site, que tal adicionar a ele um blog e começar a oferecer conteúdo aos seus clientes? E depois de um tempo, você pode utilizar esses conteúdos em campanhas de Inbound Marketing.

 

Monitoramento garantido

Ações tradicionais de propaganda e marketing sempre tiveram dificuldade em monitorar seus resultados. O que está superado nas mídias digitais! Hoje, a tecnologia oferece recursos para que todas as campanhas sejam monitoradas e analisadas. Isso permite à empresa alterar a rota das estratégias, caso os resultados não estejam dentro do esperado.

É por isso que investir em marketing digital pode ser muito mais fácil e vantajoso do que você imagina, e os resultados podem ser surpreendentes!

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