Busque o seu espaço nas mídias digitais e seja mais competitivo.

Você já deve saber que hoje a maioria das pessoas faz pesquisa online quando quer adquirir qualquer produto ou serviço, diferente de antes quando o primeiro passo era ir até uma loja física. Mas, se esse comportamento mudou, o que as empresas precisam fazer para continuar vendendo? A resposta é simples: fortalecer sua presença digital!

Para se comunicar com seu público e garantir o sucesso da sua presença digital, sua empresa pode focar em três ferramentas: um site, as redes sociais e o conteúdo. Você já pensou como seria cultivar um relacionamento positivo com seus leitores por meio de um site atraente e com fácil navegabilidade; postar suas novidades pelas redes sociais; ou mesmo criar conteúdo relevante que ajude a resolver algum problema de seus leitores!

 

O que é presença digital?

Ter presença digital está relacionado à forma como sua empresa se posiciona na Internet. Trata-se de como você é encontrado quando as pessoas pesquisam sobre os produtos e serviços que sua empresa oferece.

Aqui vale ressaltar que a impressão que você deixa em seu público é determinada por sua presença digital, já que no ambiente online as pessoas formam a primeira impressão nos primeiros segundos de contato com uma empresa.

Então, veja em quais canais você pode aplicar suas estratégias de comunicação:

  • Em um site;
  • Nas Mídias sociais;
  • Nas pesquisas exibidas pelos buscadores (Google, Yahoo etc.);
  • Nas Mídias pagas;
  • E nas organizações, eventos e publicações das quais você participa.

 

Como a presença digital impacta nas vendas?

De acordo com a pesquisa da Blue Corona, de 70% a 80% dos clientes em potencial pesquisam uma empresa online antes de visitar sua localização, entrar em contato ou efetivar uma compra. Isso confirma que vendas em potencial estão sendo diretamente influenciadas pela presença digital.

Certamente, está na hora de sua empresa pensar nas oportunidades que pode ter ao ser encontrada na Internet?

Esse fator pode parecer pequeno e trivial para um empreendedor, mas é essencial para o consumidor. OU seja, a consolidação da presença digital de sua empresa vai fomentar vendas.

 

Por que você precisa de uma forte presença digital

É simples: você deve ter uma forte presença digital porque seus clientes estão online – assim como seus concorrentes. E para começar um diálogo e estabelecer um relacionamento com essas pessoas, sua empresa precisa responder algumas perguntas-chave, como:

  • Quem é você? Qual o seu nome? Qual é a sua história? Quem trabalha para você?
  • O que sua empresa faz? A soluções que oferece são serviço ou produto?
  • Onde você está localizado? Você tem mais de um endereço? Atua online ou em uma unidade física?
  • Quando você está aberto? Você está disponível 24/7 ou em horário comercial?
  • Por que você faz o que faz? Por que isso é importante para você e para o seu público?

Empresas com presença digital forte e positiva responderá de forma clara e fácil a essas perguntas, e consequentemente está mais propensa a ter sucesso de vendas com os seus visitantes.

 

3 pilares para conseguir manter sua presença digital

Agora que já entendemos o que envolve uma presença digital consolidada no ambiente online, vamos analisar como as empresas podem colocar isso em prática?

É isso que você vai conhecer a partir de agora! Os 3 pilares que envolve um bom trabalho de presença digital!

1. Tenha um site bem construído

Seu site é o elemento mais crítico em sua presença digital. É onde os clientes em potencial irão ver se você é confiável, se eles devem pagar pelos seus serviços e se realmente precisam do que você tem a oferecer.

Ao começar com um site sólido, você terá mais facilidade em fazer vendas e determinar sua presença online. Para tanto:

  • Crie um site com um design moderno e limpo;
  • Defina a mensagem principal de sua empresa;
  • Crie estratégia de conteúdo que atraia as perspectivas corretas para o seu negócio.

2. Fique bem posicionado nos sistemas de buscas utilizando técnicas de SEO

Sabemos que a grande maioria do mundo que tem acesso à internet está visitando o Google pelo menos uma vez por dia para obter informações.

Por isso, ser altamente visível como um recurso confiável pelo Google e outros mecanismos de pesquisa sempre funcionará a favor de uma marca. Isso pode ser feito usando as técnicas de SEO – Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).

SEO é realmente uma parte fundamental da sua presença digital. Ele é responsável por levar a visibilidade do seu site para uma posição mais alta e mantê-lo acima de todos os seus concorrentes. Na prática, a estratégia visa:

  • Aumentar a visibilidade do site;
  • Crescer o tráfego de usuários;
  • Aumentar taxas de conversão;
  • Melhorar o desempenho do ROI (Retorno sobre o investimento).

O site que trabalha os aspectos de SEO está mais exposto aos usuários do que outros, com base na lógica do Google, que usa os seus algoritmos e fatores de classificação.

Sua presença digital pode crescer ou ser insignificante dependendo do trabalho feito com o SEO. Vale lembrar que o SEO é um sistema que tem que ser constantemente alimentado!

3. Desenvolva conteúdo de qualidade

Conteúdo consistente, de alta qualidade e envolvente apoia a tomada de decisões do seu público-alvo mais do que qualquer outra técnica.

Criar conteúdo ajuda sua empresa a construir um relacionamento com seu público. Com ele, você pode responder a diversas perguntas e interagir com seus clientes. Quando você cria valor sem receber nada em troca, é mais provável que seu público confie em seus conselhos e recomendações.

Por fim, quando seu conteúdo aparecer no lugar certo e no momento certo com o público certo, ele vai melhorar a reputação da sua marca imediatamente. E quanto maior o número de pessoas consumindo seu conteúdo de qualidade, maior a probabilidade de terem a iniciativa de se tornarem clientes.

Percebeu como a presença digital é importante e envolve diversos elementos?

 

Por isso, contar com alguém que tenha experiência para apoiar sua empresa no momento de colocar tudo isso em prática é fundamental.

 

Veja aqui como a Safira Comunicação pode apoiar sua empresa!