O SEO é importante para todos os negócios ou apenas alguns segmentos específicos conseguem ter resultados com ele? Você realmente precisa investir em conteúdo para aparecer nos mecanismos de pesquisa ou dá para sobreviver sem isso? Se você está fazendo perguntas como essas relacionadas a SEO para empresas, você está no lugar certo!

Neste conteúdo, explicaremos o que é SEO, por que ele é importante para o seu trabalho de Inbound Marketing, quais empresas precisam dele e quais os fatores mais importantes para direcionar esse trabalho.

 

Afinal, o que é SEO?

Vamos começar com uma explicação de como o SEO funciona e como isso afeta as classificações do seu site. SEO, sigla para Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), consiste em várias estratégias, ações e práticas recomendadas, todas com o objetivo final de melhorar a posição do seu site nos mecanismos de busca.

O site StatCounter mostra mês a mês qual a representatividade dos principais sites de pesquisa no mercado. E não é surpresa para ninguém que quando falamos de pesquisas na internet utilizamos principalmente o Google. Segundo os dados, ele possui mais de 92% de market share. É por isso que sempre relacionamos o trabalho de SEO com o Google.

Na prática, existem dois tipos básicos de SEO: on-page e off-page.

  • O SEO on-page (na página) consiste em qualquer coisa que você pode controlar em seu próprio site para melhorar suas classificações no Google. Isso se refere a coisas como velocidade do site, presença de palavras-chave, título e assim por diante;
  • Por outro lado, o SEO off-page (fora da página) consiste em ações feitas em outros sites que possa influenciar sua classificação. Geralmente, isso se refere aos backlinks (links externos que direcionam para seu site).

É fato que ter bons resultados com SEO leva tempo. Mas com uma implementação bem-sucedida dos fatores de SEO dentro e fora das suas páginas, para otimizar seu site com o objetivo de alcançar as primeiras posições nas pesquisas, sua empresa pode ter ótimos resultados. O principal deles é o aumento do número de visitantes no seu site.

Como o SEO envolve muitos fatores de classificação (são mais de 200 que mudam ao longo do tempo), você pode pensar no site nº 1 como uma espécie de vitória para qualquer empresa.

Na prática, o site com mais links, mais páginas ou mais visitantes não é necessariamente o site nº 1 para determinada busca. Seu desempenho geral com esses diversos fatores é que determina quem vai ter a melhor performance.

 

Por que o SEO é importante para as empresas?

SEO é a maneira do Google determinar quais sites merecem uma classificação mais elevada para cada consulta inserida em seu mecanismo de busca. No começo da operação do Google, era extremamente simples manipular os resultados da pesquisa para que o site com mais links ou páginas – tudo facilmente gerado por software – fosse classificado consistentemente em primeiro lugar.

Mas com a evolução do algoritmo do Google, isso mudou completamente. Hoje são os conteúdos mais relevantes, que respondem às dúvidas do público, que possuem mais chances de ficar nas primeiras posições.

O SEO é importante porque mantém os resultados da pesquisa justos. Isso reduz a capacidade de manipular esses resultados, mostrando que os sites que aparecem para cada pesquisa estão lá porque merecem estar.

O trabalho árduo focado em SEO, com conteúdos que agradam os visitantes, estão correlacionados com a altas classificações no Google. Portanto, se o seu site atender a esses critérios, você terá uma chance melhor de aparecer nos resultados.

Mas pensando em SEO para empresas, ele se torna ainda mais importante por conta de outros fatores:

1. Ganhar a confiança do público

Os usuários confiam nos mecanismos de pesquisa, e alcançar uma posição superior nas classificações do Google sinaliza que seu site é uma fonte confiável de informação.

2. Atrair mais pessoas e gerar mais tráfego no seu site

Quanto mais alta sua classificação nas páginas de resultados, mais cliques e tráfego seu site irá gerar. O SEO também melhora a experiência dos novos usuários, tornando mais provável que os clientes se tornem compradores recorrentes.

3. Reduzir o custo de aquisição de clientes

E o SEO é econômico. Várias empresas podem gastar grandes quantias de dinheiro em mídia paga para ter resultados no trabalho de Marketing, mas com SEO o investimento de hoje vai gerar cada vez mais resultados no futuro.

Claro, você ainda pode comprar espaço de anúncio. Mas se estiver trabalhando com um orçamento apertado, o SEO é uma ótima maneira de direcionar tráfego qualificado para seu site sem pagar diretamente por isso e atrair um público capaz de se tornar seus futuros clientes em pouco tempo.

 

Mas e quanto ao SEO para empresas do meu segmento, é importante?

Você ainda pode estar se perguntando se o SEO é realmente tão importante para você. É possível que tenha um negócio em um setor onde há pouca ou nenhuma concorrência, e já pode estar classificado em primeiro lugar. Ou então você pode estar lutando para colocar seu site no topo e se perguntando se existem outras opções além do SEO para obter a visibilidade que precisa.

Não importa qual seja sua situação: se você tem um site para sua empresa, o SEO é importante! Isso vale para o caso do seu negócio ser novo ou antigo, ter dificuldades ou ser bem-sucedido, ser pequeno ou grande.

O SEO é crucial para o seu sucesso online. Na verdade, mesmo que você seja o único em seu setor, o SEO ainda é importante para conquistar sua presença digital.

 

Quais os fatores mais importantes para direcionar o trabalho de SEO?

Pensando em trabalhar com SEO para empresas, é importante conhecer quais os fatores que vão influenciar a criação das estratégias e ações relacionadas aos conteúdos produzidos.

Os principais são:

  • O estágio do site no posicionamento orgânico;
  • Como os visitantes estão reagindo ao acessar seu site;
  • Para quais palavras-chave a empresa deseja se classificar;
  • A quantidade de competição ou dificuldade por essas palavras-chave;
  • Se algum trabalho de SEO foi ou não feito no passado;
  • Se o site está ou não sujeito a qualquer tipo de penalidade do Google.

A partir disso, já é possível fazer um diagnóstico preciso e definir qual a melhor estratégia de conteúdo para cada empresa, principalmente trabalhando em conjunto com as ações de Marketing de Conteúdo. Mas essa é uma conversa para um próximo conteúdo 😉

Se quiser tirar toda essa parte teórica sobre SEO para empresas e começar a aplicar na sua operação, entre já em contato com o nosso time da Safira Comunicação!