Dentre as inúmeras estratégias de marketing que existem, quando se trata de vender seus produtos ou serviços online, há uma que resiste ao tempo com bastante força: estamos falando do Email Marketing! E se você ainda está se perguntando como fazer para vender um curso, um produto físico, uma solução SaaS ou qualquer outra coisa usando o envio de emails, calma que tem aqui algumas dicas para você seguir.
Na prática, quando se trata de marketing, existem muitas estratégias diferentes que você pode escolher para geração de leads, branding ou para realmente gerar conversões em vendas. Mas aquela que permite personalizar sua comunicação para gerar resultados e novas vendas é o Email Marketing.
Se você já sabe quais são seus objetivos, com quem está se dirigindo no envio dos emails, quem é seu cliente, seguidor e parceiro de negócios ideal, já está um passo à frente da sua concorrência para ter o máximo retorno a partir do envio de emails. O que você não sabe desde o início é quais estratégias de comunicação usar para otimizar suas campanhas.
Ao longo deste conteúdo, você vai conferir 4 etapas importantes para escrever um email que realmente vende os produtos ou soluções que oferece. Confira!
Ainda vale usar o Email Marketing?
Com o Marketing Digital, existem vários canais e possibilidades para fazer um contato com seu público e gerar uma base de Leads qualificada. Mas sim, o Email Marketing é imprescindível para qualquer empresa.
Utilizar o email possibilita que cada empresa conquiste vantagens como:
- As pessoas verificam seus emails todos os dias: por ser um canal reconhecido para trocar e receber mensagens importantes, é muito comum que seu público tenha o hábito de verificar a caixa de email todos os dias;
- O email é um canal de confiança: diferentemente das várias redes sociais, onde podemos encontrar conteúdos de todos os tipos, até mesmo alguns que não gostaríamos de ver, o email é um canal que gera mais confiança, já que existe um filtro do que cada pessoa quer receber.
Mas para conquistar bons resultados por meio deste canal, é fundamental seguir uma série de boas práticas. São elas que vão ajudar a ter mais emails abertos e uma interação maior do público que recebe suas mensagens na caixa de entrada.
A dica principal é: concentre-se em seu cliente potencial, não em seu produto. Entenda qual é o valor do conteúdo do seu email na perspectiva deles e como suas informações ou ofertas vão ajudar a resolver um problema atual. Esse é o início de tudo, mas agora vamos conferir os 4 passos necessários para vender mais usando este canal.
4 passos para vender mais usando Email Marketing
Seguir cada passo vai deixar sua empresa mais perto de fechar novas vendas por Email Marketing. Confira quais são:
1. Use um assunto que não pode deixar de ser aberto
Segundo os dados do Radicati Group, empresa especializada na criação de pesquisas, uma pessoa pode receber mais de 100 emails por dia! Esse número vai muito além do que qualquer um de nós poderia consumir, com o detalhe de que esses emails vão se acumulando a cada dia que passa.
Para se destacar e ter o disparo de email aberto, use um assunto chamativo. Afinal, a concorrência é alta e todas as empresas buscam uma forma de chamar a atenção, seja usando emojis, palavras em caixa alta ou outros artifícios. Mas a dica neste momento é entregar algo dentro do contexto do público:
- Pense nos emails que você abre no dia a dia: geralmente abrimos emails que despertam nossa curiosidade mais do que qualquer outra coisa. Abrimos aqueles com título que, ao serem lidos, é quase impossível não abrir para saber o que há lá dentro;
- Contextualize com o momento da jornada do seu público: no momento de verificar a caixa de email e encontrar aqueles que fazem sentido serem abertos, é importante que o público veja uma mensagem no assunto que se conecte com uma dor ou problema que está enfrentando atualmente.
Então lembre-se: seu público não dará o primeiro passo crítico, que é abrir seu email, a menos que sua linha de assunto diga a eles o que esperar e que ela seja irresistível o suficiente para verificar a mensagem completa.
2. Crie um cabeçalho impactante em cada email
Se você quer fechar novas vendas, é importante chamar a atenção de alguma forma no topo do email para que o público chegue até o final.
Este é o aspecto visual mais importante de sua campanha de email. Se você deseja fechar vendas de fato, é preciso entregar ali um conteúdo adequado para o seu público. Mas primeiro você precisa chamar a atenção de alguma forma no assunto para que possam chegar mais pessoas nesse cabeçalho.
Lembre-se que você tem apenas alguns segundos para fazer qualquer pessoa se interessar por um email assim que ele é aberto. Isso significa que você precisa transmitir algo, uma mensagem clara, direto na seção de cabeçalho. Esta é a primeira coisa que seu público notará ao abrir.
Ah, e aqui vai uma dica extra: chame a atenção logo na primeira frase. Mesmo que você tenha pouco espaço ou um número limitado de palavras para usar, desenvolva uma chamada que faça o público ler o seu email até o fim.
3. Conte uma história
Independente do produto ou serviço que vende, não esqueça de criar uma história. Isso ajuda o leitor a lembrar da mensagem e abrir seus próximos emails.
Esta é uma maneira excelente de transmitir informações sobre sua empresa e produtos ou serviços de uma maneira totalmente atraente. Assim, as histórias podem ser interessantes para qualquer perfil de público.
Seja algo engraçado ou inspirador, elas têm toda a força de chamar a atenção por relatar uma experiência prática sobre uma situação específica. Sua história pode até ser um aviso para ajudar os leitores a evitar uma situação que já passou, desde que esteja divulgando ela para as pessoas certas.
Além de divulgar essas histórias, lembre-se também de personalizar a mensagem. Dessa forma, use a tag de *|PRIMEIRO_NOME|* e outras que ajudem a deixar seu email personalizado, falando diretamente com o leitor.
Por exemplo: se sua oferta ou história segue algo que essa pessoa já perguntou ou comprou anteriormente, você ganhará um voto de confiança por relembrar esse tópico. Você já conhece detalhes sobre o seu público, então use esses dados para melhorar suas campanhas de email.
4. Deixe o próximo passo muito claro
Sempre indique a ação que o leitor deve realizar, seja clicar em um link ou botão específico. Toda a construção do email deve levar até esse objetivo.
Cada email precisa de uma frase final muito clara – uma que mostre a próxima etapa para manter seu cliente em potencial dentro do processo de vendas. Coloque seu CTA em destaque, usando por exemplo um botão no final de cada mensagem para que seja fácil encontrar visualmente a ação indicada.
Então que tal começar agora com as melhores estratégias de Email Marketing, combinando com as ações nos outros canais digitais, como as redes sociais?
É só solicitar uma avaliação gratuita das suas estratégias com a Safira Comunicação!